Estudo Bíblico: As Três Chaves do Poder do Espírito Santo

 

As etapas para o recebimento do batismo no Espírito Santo
chama

     “E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão.
     De sorte que, exaltado pela destra de Deus e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.

    E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2. 17, 18, 33, 39)

INTRODUÇÃO


     A Palavra divina nos informa sobre uma grande bênção disponível para cada servo de Deus: o batismo com o Espírito Santo. Para recebermos o batismo com o Espírito Santo, devemos antes de qualquer coisa: (1) Aprendermos o que a Palavra de Deus nos mostra sobre tão gloriosa promessa; (2) Entendermos qual o objetivo (ou funcionamento) do batismo com o Espírito Santo; e (3) Sabermos como receber em nossa vida este dom celeste. Portanto, o cumprimento da promessa do recebimento do batismo com o Espírito Santo pode ser resumido em três “chaves”: 

1 – O entendimento acerca desta promessa; 

2 – Qual a finalidade e função deste dom; 

3 – A maneira de receber este revestimento poderoso. 

     Vejamos cada uma destas “chaves” separadamente.




I. COMO ENTENDER O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO (Joel 2. 28, 29)
 
     Infelizmente, muitos salvos em Cristo ainda não receberam o revestimento celeste devido a um mau entendimento com relação à promessa do Pai. Alguns confundem o batismo com o Espírito Santo com alegria, amor, santidade, etc. 

1. O batismo com o Espírito Santo é uma promessa. O texto de Joel 2. 28, 29 mostra que o batismo com o Espírito Santo é uma promessa de Deus. E o que é uma promessa de Deus? Promessa de Deus é tudo aquilo que é garantido por Deus e adquirido pela fé! Veja os textos de Marcos 11. 24; Lucas 11. 13; 24. 49; Atos 1. 5. 

2. O batismo com o Espírito Santo é um derramamento. Note a promessa de Deus em Joel 2. 28. Perceba neste texto a palavra “DERRAMAREI”. Deus derramaria o seu Espírito como cachoeira, simbolizando algo abundante que enche nossa alma e faz nosso coração transbordar (Leia Isaías 32. 15; 44. 3). Em hebraico a palavra “derramarei” é Kwpsa derivada do verbo Kpv (Shaphak, que significa “despejar”). No grego da LXX (Septuaginta) a palavra é ἐκχεῶ (ekcheo que traduz-se por “dar” ou “distribuir amplamente”. Veja 1Coríntios 12. 11; Tito 3. 6. 

3. O batismo com o Espírito Santo é um milagre. É um milagre que capacita os crentes a fazerem outros milagres, pois profetizar, sonhar e ter visões reveladoras são modalidades de inspiração profética, como nos mostra o texto de Números 12. 6. A profecia (veja Números 11. 29) é um dos milagres que o Espírito Santo usa para comunicar sua mensagem através de palavras humanas (Atos 10. 44). Os sonhos são outro meio de revelação (Jeremias 23.28), junto com as visões (Gênesis 15. 1). 

II. COMO FUNCIONA O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO (Atos 1. 8)
 
     Devemos também saber qual a utilidade ou funcionamento do batismo com o Espírito Santo. 

1. O batismo com o Espírito Santo é poder. Concede dinamismo. A palavra “poder” em Atos 1. 8 é δύναμις (dúnamis, de onde se deriva a palavra “dinamite”). Jesus disse: “recebereis poder”. Veja João 14. 12. 

2. O batismo com o Espírito Santo é celeste. Concede mais santificação, contato com as coisas do céu. Jesus disse: “ao descer sobre vós”. O Espírito desce do céu sobre nós para nos fazer ter a santidade e o poder do céu. Veja as referências em Atos 2. 33; Efésios 4. 8; João 14. 16, 17, 26; 15. 26. 

3. O batismo com o Espírito Santo é gracioso. Pois enche o crente de graça para testemunhar. Jesus disse: “e ser-me-eis testemunhas” (veja Atos 4. 33). Ser cheio da graça é estar capacitado pelo poder de Deus, a graça é a força divina que vence o pecado. 

III. COMO RECEBER O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO (Atos 2. 1-4)
 
1. Perseverança. Eles insistiram até receberem. A hora certa foi o dia de Pentecostes. (Veja Mateus 7. 7, 8). Do dia em que Jesus subiu ao Pai, quando estava cercado por mais de 500 seguidores (1Co 15. 6), até o dia de pentecostes, foram 10 dias de espaço de tempo. No dia de pentecostes estes mais de 500 irmãos eram apenas 120 que ainda perseveravam no cenáculo em oração, até receberem a promessa de Cristo (At 1. 5). 

2. Comunhão. Note que o texto diz que os discípulos estavam reunidos. E por que estavam reunidos? Porque estavam obedecendo a uma ordem de Cristo (Lucas 24. 49; Atos 5. 32). 

3. O impulso de Deus. “Veio do céu um som como de um vento veemente e impetuoso (ou impulsivo)”. A Bíblia mostra que o sobro de Deus traz vida! (Veja isso em Ezequiel 37. 1-10; João 3. 8; 6. 63; 20. 22). 

4. O enchimento. “e encheu toda a casa em que estavam assentados ” (Atos 2. 2); “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas” (Atos 2. 4). Deixe Deus te encher e você sentirá o poder do Espírito (Efésios 5. 18). 

5. Os sinais. A demonstração sobrenatural de Deus foi evidenciada por vários sinais extraordinários. Vejamos: 

   A. Línguas de fogo. Sinal da presença visível de Deus. Relembra a sarça ardente (Êx 3. 2-4). 

   B. Falar em outras línguas. Capacitação divina para pregar às outras nações (Atos 2. 6, 8). 

   C. Pregação inspirada. As pessoas que viram estes acontecimentos e entenderam o que eles falavam, perguntaram o que eles poderiam fazer para ser salvos (Atos 2. 37-41). Note que antes de receber o batismo com o Espírito Santo, Pedro havia pregado três mil sermões e não tinha ganhado nenhuma alma; mas depois que ele recebeu o batismo, pregou um só sermão e ganhou cerca de três mil vidas para Cristo. É isso o que é pregação inspirada! 

CONCLUSÃO
 
     Certa vez disse John Owen: “Não teremos nenhum poder de Deus, a não ser que sejamos convencidos de que não temos nenhum poder em nós mesmos”. Deus não dá o seu batismo para quem é mais santo ou para quem mais “merece”, mas sim para quem mais precisa e pede. Que Deus te abençoe!

chama[5]

           Caso queira imprimir este post baixe a versão PDF clicando aqui. É necessário um programa visualizador de arquivos PDF.Clique aqui para baixá-lo, caso não tenha um desses instalado em seu computador.


   Se você ainda tem dúvidas, entre em contato conosco pelo “FORMSPRING” ou o quadro “MeResponda”. O Formspring é um quadro localizado bem na parte inferior do Layout deste blog, onde você pode me enviar sua pergunta. O quadro MeResponda fica na lateral direita. Ele funciona semelhantemente ao Formspring. Você também pode participar do nosso fórum em nossa comunidade no Orkut. Clique aqui e participe! Também temos o chat do Visão Bíblica blog, que você pode deixar sua dúvida e será respondida por membros da comunidade. Para entrar no nosso chat você pode usar sua conta do Facebook ou Twitter, basta clicar aqui.  Além disso, se você usa o Windows Live Messenger ou o Google Talk, pode falar comigo adicionando meu e-mail: jcservo@hotmail.com. Quando eu estiver online, você vai saber e então poderemos conversar em tempo real na própria página deste blog! O Status do GTalk está localizado abaixo do banner de título deste blog, mostrando uma bolinha verde (se eu estiver online) e a caixa de conversação do Messenger se encontra ao lado do quadro FORMSPRING, na parte de baixo da página.

Deus te abençoe!

Pedro M. A. Júnior.

TWITTER: @visaobiblica
 
LIVE MESSENGER E E-MAIL: jcservo@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens Cristãos: 20 Consequências da Masturbação

O Crente Tíquico

Páscoa: 10 coisas que você não sabe sobre ela (Traduzido e adaptado da revista TIME, de Nova York)