Notícia: Incêndio na Cidade do Samba no Rio de Janeiro Seria um aviso de Deus?


     Está sendo noticiado nos meios de comunicação, o incêndio na cidade do Samba, no Rio de Janeiro, cujos prejuízos chegam de 5 à 7 milhões de reais.

     Segundo o Portal de Notícias G1, as chamas começaram por volta das 7h desta segunda-feira (7). Há muita fumaça no local. Segundo o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira, há 14 barracões no local e pelo menos quatro foram atingidos.

       O Corpo de Bombeiros informou que quinze carros de sete quartéis e 70 homens foram enviados ao local. Ainda não há informações sobre feridos, mas a Secretaria municipal de Saúde confirmou que um homem de aproximadamente 30 anos deu entrada intoxicado no Hospital Souza Aguiar, no Centro, depois de ter inalado grande quantidade de fumaça. Ele passa bem e está em observação. Por volta das 9h15, o fogo não tinha sido totalmente controlado. Às 9h05, bombeiros informaram que conseguiram apagar apenas o incêndio no barracão cultural da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).

     Imagens mostram que os barracões atingidos são o Liesa, da Portela, da União da Ilha do Governador e da Grande Rio. Procurada pelo G1, a assessoria da Liesa não confirma que o barracão tenha sido atingido e informou que, pelas imagens, é possível verificar que o fogo chegou à parte alta dos barracões, onde ficam os ateliês de fantasia.

'É uma perda sem tamanho', diz Liesa


     O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, disse que ainda não sabe como o fogo começou. Ele contou que no andar térreo dos barracões ficam as alegorias e que nos dois andares superiores são reservados para confecção de esculturas das alegorias e fantasias.

     "Temos Brigada de Incêndio e estrutura, mas não sei o que pode ter acontecido. É uma perda sem tamanho. Não temos informações sobre feridos, até porque pelo horário as pessoas deviam estar chegando para trabalhar", disse Castanheira.

     Segundo o presidente da Liesa, o carnaval das escolas que tiveram os barracões atingidos pelo incêndio está orçado, em média, entre R$ 5 milhões e R$ 7 milhões, sem contar a verba que as escolas recebem dos patrocinadores.
 
Barracão mais atingido é o da Grande Rio

     Os esforços dos bombeiros estão concentrados no barracão da Grande Rio, a escola mais atingida pelas chamas. A parte de cima da estrutura está comprometida e parte da parede lateral já caiu. Há risco de novos desabamentos. Grande parte da Cidade do Samba foi isolada para os trabalhos.

     O diretor de carnaval da União da Ilha, Márcio André, explica que 90% das alegorias já estavam prontas para o desfile deste ano. Segundo ele, ainda não há registro de feridos.
 
     A assessoria da escola Portela informou que o incêndio atingiu apenas a parte superior do barracão, onde são confeccionadas fantasias e esculturas que compõem os carros alegóricos. As alegorias, que ficam no andar térreo, não foram atingidas.
 
Paes garante apoio às escolas atingidas
 
     Segundo a assessoria da prefeitura, Eduardo Paes está acompanhando o trabalho dos bombeiros e, assim que o fogo for controlado, ele pretende ir ao local. Em entrevista ao Bom Dia Brasil pelo telefone, o prefeito disse "que não há hipótese de o carnaval não acontecer e as escolas não desfilarem. Dou a garantia de que a Cidade do Samba começa a ser reconstruída ainda esta semana", disse Paes que garante apoio e suporte às escolas atingidas. Os desfiles na Marquês de Sapucaí serão nos dias 6 e 7 de março.
 
A CET-Rio informou que a Rua Arlindo Rodrigues, que fica próxima à região, foi interditada. No Santos Dumont, a Infraero diz que a movimentação de aeronaves é normal.
 
Fonte: Portal G1
 
NOSSA OPINIÃO

     Não há como não nos lembrarmos do incêndio que também ocorreu, em 2007, quando a escola campeã, Unidos da Tijuca, foi desfilar na apresentação das escolas vencedoras.

     O carro Abre-Alas, o primeiro a desfilar, era um carro alegórico diferente e ousado. Trazia uma representação de satanás, além de outros também.


      No desfile de apresentação dos vencedores algo inesperado aconteceu. Um incêndio começou no carro com a estátua do diabo. Alguns não entendiam o que aconteceu. As pessoas na arquibancada assistiam a tudo admiradas, mas pediram para que a escola continuasse a desfilar, e eles assim fizeram, enquanto os bombeiros entravam em ação.

     “O que será que isso significa?” Talvez ninguém tenha se perguntado, mas tanto este incêndio como o incêndio na Cidade do Samba têm algo em comum.

1Mostram o desagrado de Deus para com esta celebração.

     Antes o carnaval era uma festa religiosa e recatada, podemos dizer que até decente. Com o passar do tempo ela se transformou num show de prostituição, idolatria e imoralidade. Deus se desagrada com as práticas imorais desta festa, mas ama aos seus participantes, querendo que eles despertem para a verdade.

2 – Indicam que Deus quer que os homens lembrem-se dEle. 

     Os homens sempre acham uma forma de substituírem Deus das suas vidas. Em vez de celebrarem e louvarem à Ele e ao que Ele fez e faz por nós, entregam-se às orgias e bebedeiras. Deus não quer ver o ser humano se destruindo no pecado, afastado dEle. Por isso Ele permite certas coisas para despertar a mente das pessoas.

     Como no caso do carro alegórico que trazia a imagem do diabo em um gesto demostrando opulência e autoridade, com a mão levantada em riste, e mesmo assim não pôde impedir as chamas. Inclusive, foi a sua mão levantada a primeira coisa nele a ficar em chamas.
3 – Sinaliza que Deus deseja que os homens se arrependam.Quando o ser humano entender que Deus não se deixa escarnecer, verá a opção de se achegar a Ele ou de rejeitá-lO mais ainda. Infelizmente eles escolhem, na maioria das vezes, a segunda opção.

     Deus ama o ser humano e quer libertá-lo do mal. O homem não entende a mensagem de Deus, mas mesmo assim Deus continua a falar. Ele se utiliza de acontecimentos humanos e naturais, mas sua mensagem pode ser entendida (Sl 19. 1-4).


     A ultima foto que temos desse carro alegórico que ficou em chamas é esta ao lado. Os bombeiros foram rápidos e eficientes em controlar as chamas, e como podemos perceber, o carro não ficou totalmente queimado. Talvez era isso o que Deus queria.

     Note que o braço da estátua do diabo está amputado! Só pode-se ver uma parte do braço, a outra queimou totalmente!

      E mais: Note que a posição do diabo mudou. Na primeira foto, vemos seu jeito altivo, compostura bem ereta. Mas aqui ele se curva diante do poder de Deus.

     Parece que a estátua do diabo está curvada e agradecendo aos bombeiros por não permitirem que ela se queimasse por completo!

     Diz a Bíblia que “Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso” (Jó 33. 14). José sabia disso quando Faraó lhe contou seu sonho das vacas e das espigas, disse José: “E o sonho foi duplicado duas vezes a Faraó é porque esta coisa é determinada de Deus, e Deus se apressa a fazê-la” (Gn 41. 32).
     
     Tomara que desta vez, possam entender o que Deus quer dizer, ao invés de endurecerem mais o seu coração, pois pode ser que aconteça algo pior (Êx 8. 17-19; Ap 16. 8, 9).

Postagens mais visitadas deste blog

O Crente Tíquico

Deus existe sim! Argumentos sobre a existência de Deus.

Jovens Cristãos: 20 Consequências da Masturbação