O Evangelho de Gênesis

     Estaremos aqui reproduzindo, com os devidos créditos, o post que vimos no blog do nosso amigo e irmão, Prof. Damasceno (http://migre.me/3JEMG), que exibiu esta mensagem do blog do Pr. Marcello (http://migre.me/3JEPd). É interessante ver como as Escrituras se cumprem em todos os seus mínimos detalhes!

     A referida mensagem tem o seguinte conteúdo:

     Calma caro leitor [a], não precisa esfregar os olhos para ver se leu direito: é isso mesmo! Temos um evangelho em Gênesis.

     Você deve estar perguntado: Mas no livro do Gênesis um evangelho?  Impossível!  Gênesis trata da criação dos céus e da terra, da vegetação, dos luminares e do homem.

O “Segredo”

     O nome em hebraico é algo profundo e revelador. No nome está implícito algumas verdades relacionadas ao caráter e a vida da pessoa. Poderia dar alguns exemplos: Nabal, que significa louco, néscio. Isaque, riso. Davi, amado. Salomão, pacífico.  Olhando a vida destes personagens bíblicos, veremos facetas e detalhes de suas vidas que estão relacionados [in] diretamente com o significado dos seus nomes.

Vamos atentar para a genealogia de Adão a Noé (Gn 5):

Adão (Hebraico: Adam) >> Sete (Hebraico: Seth) >> Enos (Hebraico: Enosh)>> Cainã (Hebraico: Kenan)>> Maalalel (Hebraico: Mahalalel) >> Jarede (Hebraico: Yared) >> Enoque (Hebraico: Enoch) >> Matusalém (Hebraico: Methuselah) >> Lameque (Hebraico: Lamech) >> Noé (Hebraico: Noah)

Nome hebraico    |   Significado português

Adam = Homem

Seth = Apontado

Enosh = Mortal

Kenan = Aflição, Sofrimento

Mahalalel = O Elohim Bendito

Yared = Descerá

Enoch = Ensinando, Ensinamento

Methuselah = Sua morte trará

Lamech = O Desesperado

Noah = Conforto, Descanso

____________________________________________________

A frase formada é fascinante, impactante, brilhante:

“[Ao] Homem é Apontada Mortal Aflição, [Mas] o Elohim Bendito descerá Ensinando [que] sua Morte Trará ao Desesperado [O] Conforto, Descanso.

     É por isso que a cultura judaica é fascinante. Há coisas que podemos até rejeitar, mas há outras, como esta pérola acima, que nos faz pensar e meditar quão profundo são os mistérios da Palavra de Deus.

     Não é nada cabalístico!  Pense, estude, e tire suas próprias conclusões. Quem lê, entenda (Mc 13. 14)!

Autor: Sha’ul  Bentsion

 

Postagens mais visitadas deste blog

O Crente Tíquico

Deus existe sim! Argumentos sobre a existência de Deus.

Dúvida bíblica: Qual a diferença entre alma e espírito?