Aprenda a usar os recursos do Visão Bíblica Blog para enriquecer ainda mais o seu estudo bíblico

     Todos os crentes que presam pelo conhecimento de Deus e buscam o fortalecimento de sua fé sabem o valor de se estudar a Bíblia e a teologia. É por isso que existem as Bíblias de Estudo. As Bíblias de Estudo são Bíblias com um conteúdo adicional, que não tem nas Bíblias comuns. As Bíblias de Estudo tem notas expositivas, quadros, tabelas, concordância, dicionário, referências, estudos exclusivos, índice de assuntos, e outras ferramentas que melhoram e enriquecem o seu estudo. O bom aproveitamento dos recursos de uma Bíblia de Estudo advém do conhecimento de suas ferramentas e a maneira de usar cada uma delas.

     Esta é a mesma ideia que tivemos ao desenvolvermos o Visão Bíblica Blog. E é exatamente isso que o nosso blog se propõe a fazer. Servir de auxílio online onde você pode encontrar tudo o que precisa para estudar a Palavra de Deus. É como se o Visão Bíblica Blog fosse sua Bíblia de Estudo grátis e online Você só precisa conhecer as ferramentas deste blog e saber para quê elas servem e como usá-las.

    Sabemos que nem todos são experts na internet, por isso bolamos este tutorial.

    Neste pequeno tutorial ilustrado, vamos fazer um tour pelas ferramentas do Visão Bíblica Blog, e assim você saberá como tirar melhor proveito do que lhe oferecemos para facilitar e enriquecer seu estudo bíblico.

     Este tutorial se divide em   partes:

  1. Recursos de Leitura;
  2. Recursos de Referência;
  3. Recursos de Devocionais;
  4. Recursos de Compartilhamento;
  5. Recursos Entretenimento;
  6. Recursos de Comunicação;
  7. Download do ícone do Visão Bíblica Blog

     A seguir explicaremos cada uma das categorias e mostraremos como usar as ferramentas de cada categoria.

1. RECURSOS DE LEITURA

     Os recursos de leitura são aqueles que já vem nos artigos em si.

     Os Posts - Este é o principal tipo de recurso para se estudar a Bíblia e a teologia neste blog. Refere-se aos artigos propriamente ditos, como aparecem em sequencia neste blog, além de outros auxílios no corpo dos próprios posts.

    Os estudos bíblicos, devocionais, estudos teológicos e apologéticos apresentam a doutrina bíblica pura e uma abordagem exegética da Palavra de Deus. As notícias são citadas dos melhores sites de notícia gospel e secular (sempre com a citação da fonte), para informar os cristãos do que acontece no cenário evangélico no Brasil e no mundo, seja na ciência, política, mídia, etc.

     Note que os artigos apresentam-se resumidos e que você pode lê-los clicando ou no título do post ou na parte inferior, onde está escrito, em azul: “CONTINUE LENDO CLICANDO AQUI>>” isso fará com que os posts resumidos sejam expandidos e possam ser lidos por inteiro. Observe também que abaixo do resumo do post ou do post inteiro (expandido) existem sugestões de outros artigos nos quais você pode encontrar algo interessante relacionado ao assunto ou como meio de você olhar outras postagens que sejam interessantes e edificantes. Veja a imagem ilustrativa abaixo. Clique na imagem para ampliá-la.

post

2. RECURSOS DE REFERÊNCIA

     Estes são os recursos que irão te ajudar a encontrar postagens que abordem algum assunto específico que interesse a você e ao seu estudo. São geralmente meios de você fazer pesquisas dentro do próprio blog. Vejamos alguns deles.

   Bíblia Online -  Bíblia Online é um ícone em que você, ao clicar na imagem, será levado ao texto bíblico integral e poderá acompanhar e constatar as referências citadas nos nossos estudos e artigos. A Bíblia Online se encontra na barra lateral direita deste blog. Clique na imagem para ampliar.

bíblia Online

    O site da Bíblia Online disponibiliza para o internauta 54 edições da Bíblia em 22 línguas, dentre elas o grego e hebraico, que são as línguas originais em que a Bíblia foi escrita. Clique na imagem para ampliar.

bíblia Online 2

   Dicionário Bíblico – Ferramenta indispensável para o melhor entendimento das escrituras, este dicionário vem bem a calhar. É fácil de usar e conta com inúmeras definições das palavras e nomes mais importantes do Texto Sagrado. Veja abaixo a imagem ilustrativa e clique nela, caso deseje ampliá-la.

DICIONÁRIO BÍBLICO ONLINE

   Depois de clicar no ícone do dicionário bíblico, uma nova aba ou janela se abrirá e você poderá escrever a palavra desejada, para saber do seu significado no contexto bíblico,como podemos notar na imagem abaixo, a definição da palavra “graça”. Clique na imagem para ampliá-la.

resultados da busca

   Busca Web – A Busca Web é uma busca geral que você pode realizar sem precisar sair deste blog caso você desejar se aprofundar no assunto buscando fontes que estejam além do que este blog mostre. Esta ferramenta fica logo no início da barra lateral direita deste blog. Veja a imagem ilustrativa. Clique na imagem para ampliá-la.

pesquise na web

    Por exemplo, você pode digitar a palavra “morte de Cristo” ou outra qualquer, e ao clicar no botão “pesquisar”, aparecerá os resultados do Google no próprio blog, como mostrada na figura abaixo.

resultado da busca

     Mas se você estiver procurando algo mais específico, sem as divagações do Google, podemos recomendar que use outra de nossas ferramentas de busca. Esta é a busca que se efetua dentro do blog buscando o que o blog tem sobre o termo ou palavra pesquisados. Explicaremos a seguir.

     A Busca no Blog nada mais é do que a ferramenta que te ajudará mais facilmente a encontrar o que você deseja estudar especificamente no Visão Bíblica Blog. Caso você tenha esquecido de um título de uma postagem ou deseja achar um assunto específico no blog, esta ferramenta é ideal para você. Ela se localiza na barra lateral direita também. Veja a imagem ilustrativa abaixo.

pesquisa no blog

    Os resultados desta pesquisa serão mostrados na parte superior da página. Veja na imagem abaixo a pesquisa da palavra “santidade” e seus resultados. Clique na imagem se desejar ampliá-la.

resultados da busca no visao bíblica blog

     Observação: Esta ferramenta de busca pode não funcionar, pois o Google passa por vários bugs neste dia em que este artigo está sendo escrito. Qualquer defeito, você pode usar o Índice do Blog, que explicaremos a seguir.

  Outra ferramenta oferecida pelo Visão Bíblica Blog é o Índice do Blog, onde você pode ver os assuntos listados e clicar na palavra do assunto que lhe interessar, como vemos na figura abaixo. O Índice do Blog encontra-se na parte inferior do layout do Visão Bíblica Blog. Qualquer palavra de seu interesse que constar no índice, ao ser clicada, será mostrado uma relação de posts incluídos nesta palavra, ou assunto. Clique na imagem para ampliar.

image

    Dicionário de Português Online – É a  ferramenta para o significado de termos desconhecidos pelo leitor deste blog que os encontra ao ler os posts. Apesar de escrevermos de maneira fácil e simples, as vezes devemos usar certas palavras de cunho mais técnico e culto, dependendo do assunto abordado. Por isso esta ferramenta de dicionário se faz muito útil. Localiza-se na barra lateral direita do Visão Bíblica Blog. Veja a imagem abaixo e clique nela para ampliar.

dicionário de português

    Você digita a palavra desconhecida e clica no botão “buscar” em seguida aparecerá o significado da palavra. Veja abaixo um exemplo de uma busca para o significado da palavra “ortodoxo”.

dicionário 2

3.  RECURSOS DE DEVOCIONAIS

     Os devocionais são métodos de se intensificar e aprofundar a comunhão com Deus. É quando você separa um momento para estar a sós com Deus e meditar na sua Palavra, orar, louvar e adorar a Deus na sua intimidade. Os vários recursos da internet reunidos no Visão Bíblica Blog podem te ajudar nestes momentos com Deus. Vejamos as ferramentas que fazem parte desta categoria.

    A Guia dos Devocionais localiza-se na parte superior dos posts. Ao clicar nela você ativa aos estudos devocionais. Veja exemplo na imagem abaixo e clique nela se desejar apliá-la.

guia devocionais

      Temos também o Versículo para Reflexão e a Leitura diária da Bíblia, localizadas na barra lateral direita do Visão Bíblica Gospel. Estes recursos servem para você diariamente tenha uma forma de manter sua leitura bíblica em dia. O Versículo para Reflexão carrega um versículo diferente toda vez que você carrega uma nova página no Visão Bíblica Blog. Já na Leitura diária da Bíblia você pode acompanhar todos os dias a leitura bíblica correspondente para ler toda a Bíblia em um ano. Veja a imagem ilustrativa abaixo:

pesquise na web

    Ainda fazendo parte da categoria de Recursos devocionais, você conta com a Guia Poemas, onde você pode ler lindos textos que falam sobre o amor de Deus. Estes textos com certeza te inspirarão a expressar seu amor a Deus como os poetas expressam seu amor a quem eles amam.

guia de poemas

     A Paráfrase Bíblica e o Comentário Bíblico é um  novo projeto que estamos a disponibilizar no Visão Bíblica Blog. Eles se localizam em duas guias, cada um na sua guia.

    A Paráfrase Bíblica como já diz o nome, é uma versão que eu mesmo escreverei da Bíblia, para facilitar o entendimento do texto bíblico e ao mesmo tempo melhorar o entendimento do leitor não crente que não tenha uma Bíblia em sua casa ou que desiste de ler a Bíblia que possui, por achar dificuldade em entendê-la.

   O Comentário Bíblico também será escrito por mim e publicado paulatinamente como será com a Paráfrase Bíblica. Cada capítulo da paráfrase terá também um comentário. Veja a localização destas duas guias na figura ilustrativa abaixo.

paráfrase e comentário

     A combinação do uso das guias Paráfrase Bíblica e Comentário Bíblico, fará um bom estudo expositivo da Bíblia.

     Você gosta de adorar a Deus com louvores? Pois você vai amar o Recurso de Clips do nosso iPhone! Este recurso localiza-se na guia Clips Gospel.

Guia Clips Gospel

    Ao clicar nesta guia você verá carregar um iPhone que automaticamente exibirá um vídeo de algum cantor ou cantora cantando um lindo hino, como na imagem abaixo.

iPhone clips

    Se sua conexão é lenta, aperte no botão pausa e aguarde carregar por alguns minutos. Aperte o play e assista aos video clips do YouTube do seu artista gospel preferido. Acima na figura de exemplo temo o clip da Fernanda Brum – Coração que Sangra.

4.  RECURSOS DE COMPARTILHAMENTO

      Os Recursos de Compartilhamento servem para você nos ajudar a divulgar nossas mensagens evangelizando nas Redes Sociais das quais você faz parte. É um ótimo recurso para você pregar o evangelho pela internet. Vejamos os acessórios do Visão Bíblica Blog que fazem parte desta categoria de recursos.

     O Botão Curtir, do Facebook – Serve para você, se tiver perfil no Facebook, poder manifestar que gostou do que leu no nosso blog e indicar para as pessoas que fazem parte do seu rol de amigos no Facebook. O link que você curtir aparecerá automaticamente no seu perfil e seus amigos o verão e também poderão “curtir” da sua página do Facebook. Veja exemplo na imagem abaixo.

botão curtir do facebook

   Links de Compartilhamento – Aparecem no fim das postagens onde está escrito “COMPARTILHE ISSO! (SHARE)”, e possibilitam a você publicar o link da postagem que você leu nas redes ou sites que você faz parte. Você clica no ícone da rede social que você faz parte e envia para seus amigos, podendo até mesmo comentar o link por você enviado. Os botões de compartilhamento podem divulgar qualquer post do Visão Bíblica Blog.  Veja a imagem abaixo.

links de compartilhamento

    Os Botões de Impressão também se localizam no fim das postagens (ou seja, na parte inferior) e ao clicar neles você pode imprimir o artigo que lhe interessar. Este blog é protegido contra cópias e plágio, por isso é difícil copiar seu conteúdo. Foi por isso que disponibilizamos as ferramentas de impressão. Se o artigo que o leitor deseja copiar é um artigo citado de outra fonte, o leitor poderá clicar no link da citação da fonte e poderá copiar o conteúdo de lá, lembrando sempre de citar a fonte, como fizemos. Veja a imagem dos botões de impressão e sua localização. Clique na imagem para ampliá-la.

botões de impressão

     Outro recurso que disponibilizamos em nem todas as postagens é a opção de Baixar no Formato PDF. Geralmente este recurso é disponível nos comentários da lição da Escola Bíblica Dominical e esporadicamente em outros estudos. Caso você deseje baixar a versão PDF de algum artigo nos informe qual artigo é (o título dele) e o seu e-mail que lhe enviaremos a cópia PDF do artigo para seu e-mail. Lembramos que existem extensões no Firefox que fazem isso, transformam páginas da WEB em PDF. Veja imagem abaixo.

BAIXAR NO FORMATO PDF

5. RECURSOS DE ENTRETENIMENTO

     O dicionário Babylon, citando a Wikipédia, afirma que Entretenimento, diversão, divertimento ou recreação é o conjunto de atividades que os animais (e com mais criatividade, o homem) praticam sem outra utilidade senão o prazer”.

    “É o desvio do espírito para coisas diferentes das que preocupam. Pode ser uma distração, um passatempo ou um desporto”.

    Os recursos de entretenimento deste blog buscam trazer um momento de descontração para o leitor. Estas ferramentas nesta categoria são duas: A primeira ferramenta você pode ver clicando na guia “HUMOR”. Nesta guia você verá um exemplo do grande senso de humor gospel. Posts com vídeos, tirinhas, anedotas e coisas do gênero, sempre tomando o cuidado de não ser ofensivo ou torpe. Veja a imagem de exemplo, logo abaixo. Clique nela se desejar ampliá-la.

guia humor

    As Notícias do mundo Gospel trazem as ultimas ocorrências daquilo que envolve o mundo evangélico, seja na mídia, na política, na igreja ou em qualquer outro âmbito que nós acharmos por bem publicar. Veja o exemplo na imagem abaixo.

guia notícias

   Além disso você conta com mais notícias em dois gadgets na parte inferior (rodapé do blog). Neles você vê em tempo real as atualizações das notícias do Google e do site Gospel Mais. Veja na figura abaixo e clique nela para ampliar.

As notícias atualizadas

   Os Clips Gospel fazem parte também dos recursos devocionais. Estes clips que se encontram na guia que tem o nome de “CLIPS GOSPEL” servem para que você se distraia na presença de Deus e permita que Ele fale ao seu coração. Acima você pode ver a imagem exemplificando esta guia, onde aparece a imagem da Fernanda Brum.

   6. RECURSOS DE COMUNICAÇÃO

      Os Recursos de Comunicação servem para ligar você leitor ao Visão Bíblica Blog de forma mais estreita. São os canais por onde você pode conversar comigo, que sou o autor e editor do Visão Bíblica Blog. Também é o canal por onde você fica informado das novidades deste blog e de outras notícias que sejam importantes a você. Vejamos algumas delas.

    Assinar Feed é a maneira mais prática de se manter informado das atualizações deste blog. Você digita o seu e-mail no nosso feed, faz a confirmação do cadastro e então é só checar periodicamente sua caixa de entradas para ser informado de alguma novidade do nosso blog. Veja o passo a passo nas imagens abaixo. Clique na imagem para ampliá-la.

assinar feed

   2º passo assinar feed

     Para você que ficou com alguma dúvida ou gostaria de me preguntar sobre algum assunto teológico difícil ou polêmico, você tem duas ferramentas para entrar em contato comigo e me enviar sua pergunta. Eles são o “ME RESPONDA” (que fica na lateral direita), e o “FORMSPRING” (que fica na parte inferior do blog). Através destes dois acessórios do blog, você pode escrever sua pergunta e me enviar. Tão logo a respondamos ela será exibida no Facebook, Twitter, no Visão Bíblica Blog e também enviada no seu email. Para fazer as perguntas é necessário ter conta no serviço que você escolhes para me enviar sua questão. Não precisa se identificar se não quiser, só basta perguntar e responderemos.

me responda

   formspring 

   Agora se você desejar conversar comigo, o Visão Bíblica Blog oferece duas ferramentas para esta finalidade. A incorporação do MESSENGER e do GOOGLE TALK no próprio corpo do Visão Bíblica Blog.

     O Google Talk pode ser usado por qualquer pessoa que tenha um perfil em alguma conta do Google, como o Orkut, por exemplo. Caso você não tenha nenhuma conta num serviço Google, pode falar comigo pelo Google Talk da mesma forma.

      Para falar comigo pelo Google Talk, basta você saber que eu esteja online e clicar na bolinha verde (essa bolinha estará verde se eu estiver online). Ela se localiza abaixo do Título e descrição do blog, abaixo da região do cabeçalho, onde está escrito: “CHAT DO GOOGLE TALK COM O AUTOR DESTE BLOG”. Ao clicar nela uma nova aba ou janela será aberta no seu navegador e uma caixa de conversação semelhante a um chat aparecerá. Você então poderá escrever o que quiser e me enviar e assim iniciaremos um diálogo em tempo real. Veja o exemplo nas figuras abaixo.

chat do google talk

    Já se você desejar falar comigo pelo MESSENGER LIVE, poderá localizar a caixa de conversação na parte inferior da página onde fica ao lado o quadro FORMSPRING. Você vai adicionar no seu MESSENGER o meu perfil: jcservo@hotmail.com. Ao ver que a caixa diz que eu estou ONLINE você poderá escrever para mim e poderemos falar sobre o assunto que desejar, desde que seja sobre a Bíblia e Deus, ou coisas do gênero.

messenger no meu blog

     Outro recurso interessante é um chat onde você pode entrar usando sua conta do Twitter, Linkedin ou do Facebook. Ele localiza-se na barra lateral do Visão Bíblica Blog. Veja nas imagens passo a passo. Clique na imagem para ampliar.

chat

Savor Chat

online no Savor chat

      O Twitter é uma poderosa ferramenta de comunicação. Sabendo disso nós exibimos uma Caixa de Tweets com os principais twiters que seguimos. São tweets sobre vagas de emprego, sites de notícia, sites cristãos, vagas de emprego e etc. Esses tweets vem com links para quem deseja saber mais detalhes sobre as informações exibidas. Veja na imagem abaixo. Esse gadget localiza-se na barra lateral do Visão Bíblica Blog.

image

     Pensando nos deficientes visuais, por não poderem ler, nós equipamos o Visão Bíblica Blog com uma ferramenta em que o usuário pode OUVIR OS POSTS.  A figura abaixo ilustra a localização no post do botão para ouvir o post. Clique na imagem para ampliar.

Ouça este post

     Uma pessoa que acompanha o deficiente pode auxiliá-lo a clicar no ícone para ouvir o post. Uma nova página será aberta e o site converterá o post escrito em áudio. É necessário esperar a conversão. Vale também notar que o áudio é rápido e aparenta ser falado no sotaque de um português de Portugal, mas mesmo assim dá de entender. Smiley piscando

     Mais outro recurso de comunicação são os Botões de Redes Sociais. É através deles que você tem acesso às páginas do meu perfil nas redes sociais. Veja imagem abaixo, ao lado.

image

     O botão do Twitter te dá acesso a minha conta, no perfil @visaobiblica, para que você me siga e receba em tempo real as atualizações do Visão Bíblica Blog. Se preferir, também pode me seguir em @jcservo.

     O botão do Orkut, ao ser clicado vai te levar para a Comunidade no Orkut chamada de “SALA DOS PROFESSORES DE EBD”. Nela, o professor de escola bíblica dominical pode participar do fórum e ter suas dúvidas dirimidas ao mesmo tempo em que ajuda outros a responder suas dúvidas. Para ativá-la basta clicar no botão com o símbolo do Orkut. Uma nova página se abrirá. Essa é a página da comunidade do Orkut. Basta clicar no botão “Participar” e é só esperar que eu libere seu cadastro. Clique em “"fórum” e digite sua questão ou resposta. Assim que visualizarmos nós a responderemos.

     O último botão é o do Facebook. Clicando nele o usuário é levado a nossa página do Visão Bíblica Blog no Facebook. Ao curtir nossa página você poderá receber em sua conta as atualizações do nosso blog.

      Outro recurso importante de comunicação é o nosso banner. Com ele em seu site ou blog as pessoas que visitam sua homepage terão acesso ao Visão Bíblica Blog com apenas um clique. Instale o código HTML em sua página e avise-nos, para que também possamos divulgar seu site ou blog!

banner do VBB

     Caso queira se comunicar comigo por email, basta clicar no e-mail a seguir jcservo@hotmail.com.

7. DOWNLOAD DO ÍCONE DO VISAO BIBLICA BLOG

     Aqui você pode fazer o download do ícone do Visão Bíblica Blog. Será mais prático ter um ícone onde você, com um único clique, possa estudar a Bíblia e ter acesso aos melhores recursos e ferramentas da internet para seu estudo bíblico-teológico.

   Para fazer o download do ícone, clique aqui. O arquivo está numa pasta compactada, no site 4Shared.

CONCLUSÃO

     Esperamos que estas explicações tenham servido para que você entenda melhor o funcionamento deste blog e possa utilizar os recursos e ferramentas da melhor forma possível para o enriquecimento do seu conhecimento e do seu estudo bíblico. Rogamos que isso também possa proporcionar uma melhor comunhão espiritual com o Senhor. Qualquer  dúvida entre em contato conosco, use os recursos que já explicamos! Deus te abençoe! Comente e compartilhe com seus amigos.Smiley piscando

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens Cristãos: 20 Consequências da Masturbação

O Crente Tíquico

Páscoa: 10 coisas que você não sabe sobre ela (Traduzido e adaptado da revista TIME, de Nova York)