Dúvida Bíblica: Fui abordada com uma pergunta e gostaria de uma resposta biblica acerca da alma: A partir de quando um individuo tem alma? Desde o momento em que foi concebido? Ainda feto? A partir de quanto tempo? Tem resposta biblica?


     Este é um assunto deveras polêmico e confesso que muitas são as interpretações. 

   Procurarei ser claro e objetivo em minha resposta, mostrando o texto bíblico para nortear nosso pensamento e entendimento.

    É bom sabermos que existem basicamente três interpretações diferentes sobre a origem da alma: 

(1) A PREEXISTÊNCIA (que diz que a alma existe no céu e desce à terra para ocupar o feto na hora da concepção) que é uma doutrina claramente herética, mesmo defendida por filósofos do passado, é contra a Bíblia, pois dá vazão à reencarnação. 

(2) O CRIACIONISMO (que afirma que Deus cria a alma da pessoa em seu corpo no momento em que ocorre a concepção), Esta interpretação tem contradições ao dar a entender que Deus cria almas pecadoras, "com defeito de fabricação" pois a Bíblia ensina que nascemos propensos aos pecado (Salmos 51. 5). 

(3) A terceira interpretação é o TRADUCIONISMO, que diz que as almas tem origem na concepção e derivam-se dos pais, herdando inclusive sua natureza pecaminosa. A Bíblia afirma que herdamos a natureza pecaminosa de Adão (Romanos 5. 12) e também herdamos essa natureza dos nossos pais (Salmos 51. 5), então podemos deduzir que esta natureza pecaminosa intrínseca na alma é passada de pai para filho no momento da concepção, desde o pecado de Adão. 

     As evidência bíblicas mostram, portanto, que a melhor interpretação é o TRADUCIONISMO, mas ele mesmo apresenta certas dificuldades. Alguns dizem que nessa interpretação Jesus obrigatoriamente teria nascido em pecado, mas estes que assim falam esquecem-se de que a concepção de Cristo deu-se pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS. O seu corpo biológico, o corpo da encarnação, Jesus herdou de Maria, sua mãe biológica, mas o corpo espiritual continuou sendo divino, não humano, mas de Deus, e por isso não teve contaminação com a natureza pecaminosa de Adão, já que em sua concepção não houve a participação de josé no ato sexual, visto que Maria concebeu Jesus ainda estando virgem. Por isso dizemos que Jesus era 100% homem e 100% Deus.

     Você sabe a diferença entre alma e espírito? Aprofunde-se mais neste assunto clicando aqui.

     Obrigado pela participação e que Deus te abençoe. Sinta-se à vontade para nos perguntar o que desejar.

Postagens mais visitadas deste blog

O Crente Tíquico

Deus existe sim! Argumentos sobre a existência de Deus.

Jovens Cristãos: 20 Consequências da Masturbação