EBD: Lição 7– Assistência Social, um Importante Negócio (13 de fevereiro de 2011)



TEXTO ÁUREO: “E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha” (At 4. 35).

VERDADE PRÁTICA: Embora a oração e a proclamação da Palavra de Deus sejam prioridades máximas do ministério Cristão, não podemos esquecer-nos das obras de misericórdia.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Atos 6. 1-7

     Nesta lição iremos reproduzir o interessante post do Pr. Jonathan Ferreira dos Santos, no site da igreja Presbiteriana de Ermelino Matarazzo (Veja neste link a integra do texto: http://migre.me/3NwtQ). Sem dúvida temos que aprender muitas coisas com os presbiterianos. Segue o texto abaixo:
 
O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE ASSISTÊNCIA SOCIAL
 
     Somos filhos da Reforma. Quando Martinho Lutero afixou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittemberg, estava fundamentado em três verdades: 1) salvação só pela graça, não pelas obras; 2) a Bíblia (não a tradição) como única regra de fé e prática; 3) sacerdócio universal dos salvos, não o clericalismo. Estas três verdades vêm influenciando o pensamento evangélico através dos séculos. Contudo, precisamos reavaliar constantemente nossos pensamentos e práticas para verificar se não estão sendo mal interpretados.
     É o caso da salvação somente pela graça: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8, 9, NTLH). Nada mais claro. Entretanto, frequentemente nos esquecemos do verso 10: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazer boas obras”. Como enfatizamos continuamente a salvação pela graça e dificilmente ouvimos uma mensagem sobre as boas obras, não é de admirar que nos esqueçamos de as praticar, especialmente as que se referem à assistência social. 

     É verdade que, em geral, os evangélicos são bondosos, quebrantados, ajudadores. Mas até pouco tempo atrás não era fácil encontrar uma instituição evangélica de assistência social. Mesmo hoje, algumas igrejas ainda relutam em envolver-se com projetos dessa natureza. A ênfase recai na evangelização. Via de regra, orfanatos, asilos, hospitais e escolas têm sido deixados para católicos e espíritas. Eles, sim, crêem na salvação pelas obras. O encontro pessoal com Jesus, sua aceitação como Salvador, o novo nascimento são experiências pouco pregadas e experimentadas entre eles. A necessidade da prática de boas obras se deve, desse modo, à incerteza da sua salvação. O resultado são os muitos projetos de assistência social. 

     Mas nós, evangélicos, que enfatizamos a salvação pela graça, o encontro pessoal com Jesus, o novo nascimento, a certeza da salvação podemos não perceber que as obras são importantes em nossa vida cristã.
Por que as obras são importantes?

     Primeiro, por causa do julgamento final. Mateus 25.31-46 é um texto de difícil interpretação. Quando e com quem se dará esse julgamento? Como harmonizá-lo com Efésios 2.8, 9? Não é fácil responder. Mas não há como escapar do que Jesus disse: “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso e vocês me visitaram’” (versos 34-36, NTLH).

     Segundo, as boas obras glorificam nosso Pai Celestial. Jesus disse: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” (Mt 5.16, NTLH). 

     Terceiro, as obras são uma evidência da fé. Foi isso que o apóstolo Tiago ensinou: “De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: ‘Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até ficar satisfeito’, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta” (Tg 2.14-17). É bom lembrar que “fé morta” é sinônimo de “fé inexistente”. Mas, a fé viva produz boas obras. 

     Boas obras precisam ser feitas sem segundas intenções. É o bem que se faz ao crente e ao não crente, pelo simples fato de que assim se comunica o amor de Deus às pessoas. Mas o resultado natural é que as boas obras abrem portas para a evangelização: aquele que recebe o bem abre o coração para ouvir as verdades do evangelho. 

     Felizmente, cada vez mais Deus vem sendo glorificado em muitos lugares do Brasil pelas boas obras dos evangélicos — atendimento aos que estão com fome, casas de recuperação para usuários de entorpecentes, hospitais, escolas, creches — uma extensa lista de serviços sociais que vêm produzindo ótimo testemunho. Deus nos ajude a multiplicar o que já estamos fazendo. Boas obras? Muitas. Mas muitas mesmo! 

Autor: Jonathan Ferreira dos Santos 

Se o leitor quiser imprimir este post, pode baixar a versão PDF, clicando aqui.
visao biblica blog - logo

     Se você ainda tem dúvidas, entre em contato conosco pelo “FORMSPRING”, um quadro localizado bem na parte de baixo da página deste estudo e me envie sua pergunta. Você também pode participar do nosso fórum em nossa comunidade no Orkut. Acesse:  http://bit.ly/9D3AJJ e participe! Além disso, se você usa o Windows Live Messenger ou o Google Talk, pode falar comigo adicionando meu e-mail: jcservo@hotmail.com. Quando eu estiver online, você vai saber e então poderemos conversar em tempo real na própria página deste blog! O Status do GTalk está localizado abaixo do banner de título deste blog, mostrando uma bolinha verde (se eu estiver online) e a caixa de conversação do Messenger se encontra ao lado do quadro FORMSPRING, na parte de baixo da página.

Boa aula!

Pedro M. A. Júnior.

TWITTER: @visaobiblica

LIVE MESSENGER E E-MAIL: jcservo@hotmail.com

Comentários

  1. vocês colocam link de 'compartilhe isso' mas nao liberam o mouse para copiar artigos. isso é ironico e grosseiro - falta de respeito. E vocês já tentaram imprimir os artigos? gasta-se muitas folhas e muita tinta, conteúdo que é bom, NADA.
    Põe na net, nao. Fica só pra vocês.

    ResponderExcluir
  2. Querido irmão Alexandre Torres,
    Não somos grosseiros ou irônicos, nem desrespeitosos, pelo contrário, estamos defendendo nosso blog contra os plagiadores (Veja a imagem deste link para entender melhor, http://migre.me/3QtRj), o que não é o seu caso.Você não é um plagiador. Mesmo assim, por causa de um, outros pagam e admitimos que isso é realmente INJUSTO.
    No entanto, no começo deste post existe a citação da fonte deste estudo, e lá vc pode copiar, no link que indicamos.
    Outrossim, você pode imprimir. Como mostrado na figura deste link a seguir, onde mostramos dois botões diferentes em cada postagem para imprimir (http://migre.me/3QtUT). Você deve ativar o botão certo, como mostrado na figura deste último link.
    E para terminar, caso a impressão não seja do agrado do irmão, disponibilizamos neste link esta postagem em formato PDF. Acesse:http://migre.me/3QvTx
    Agradeçemos suas palavras, mesmo sem dar NENHUMA sugestão construtiva além de não publicarmos mais nada. Creio que esteconselho não ajudaria os outros leitores deste blog...
    Avisamos que apartir de agora liberaremos os posts em pdf num link em cada nova postagem e a quem me solicitar no e-mail: visaobiblicapedro@gmail.com
    Desejamos somente solicitar ao irmão sua compreensão e que se utilize de uma linguagem mais branda como é de costume de um cristão maduro e educado ao invés de acusar-nos de desespeito. Deus te ABENÇÕE, irmão respeitador!

    ResponderExcluir
  3. Pedido de perdão...
    Olá,
    a ultima frase 'irmão respeitador' foi ótimo!

    nao reparei o link de citação da fonte porque os links nao se destacam no artigo.

    queiram me desculpar pela linguagem ridícula que utilizei ao comentar o artigo, ok. estou realmente envergonhado.

    um abraço, e eu nao me permito fechar a pg sem elogiar esse blog: o layout, esse twiiter fixo e a barra inferior é simplesmente genial.

    parabéns!
    Alexande Torres, maisdemim.com

    ResponderExcluir
  4. Nosso objetivo não foi envergoná-lo, meu amado irmão Alexandre. Mas se assim você se sentiu, é porque sua consciência pesou (1Jo 3. 20). Mas, se de nossa parte usamos de alguma palavra que lhe foi pesada, também pedimos perdão e desejamos informar que tentaremos fazer um blog melhor para você, pois você merece. Que Deus ricamente o abençoe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeçemos sua participação. Saiba que seu comentário será publicado após moderação. Após comentar, não se esqueça de voltar ao nosso blog e constatar se seu comentário foi publicado e se tem a devida resposta. Para entrar em contato conosco, caso não publiquemos alguma resposta, contate-nos pelo email pedro-junior11@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Jovens Cristãos: 20 Consequências da Masturbação

O Crente Tíquico

Páscoa: 10 coisas que você não sabe sobre ela (Traduzido e adaptado da revista TIME, de Nova York)